Fetiesc

EVENTOS: Evento desta quinta-feira busca restabelecer a simetria nas relações entre capital e trabalho

Na ocasião, estarão presentes os Desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-4), Dr. Luiz Alberto de Vargas e Dr. Marcelo D´Ambroso,

A partir das 13h30min desta quinta-feira (25/05), dirigentes dos sindicatos da base da Federação Catarinense dos Trabalhadores nas Indústrias de Santa Catarina (FETIESC), estarão reunidos em Itapema para ampliarem suas discussões e traçarem ações para o fortalecimento do movimento sindical, pós-reformas trabalhistas e previdenciárias neoliberais promovidas nos últimos anos pelos governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro. 

Na ocasião, estarão presentes os Desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-4), Dr. Luiz Alberto de Vargas e Dr. Marcelo D´Ambroso, que conduzirão os debates com base nas “Análises e Perspectivas da Reforma Sindical e Trabalhista após a audiência com o Ministro do Trabalho”.

De antemão, D´Ambroso considera que o ataque reformista no Brasil foi simples, porém certeiro, uma vez que “comprometeu a fonte de custeio das entidades sindicais, retirando o suporte econômico necessário para o enfrentamento do capital, ao mesmo tempo em que ‘ampliou’ os poderes de negociação coletiva, no intuito de obter, com a fórmula da ‘prevalência do negociado sobre o legislado’, o rebaixamento das condições de trabalho ante a possibilidade de enfraquecimento da pessoa coletiva do sindicato”. 

A aniquilação sindical promovida pelos governos neoliberais e subsequentes ataques aos direitos sociais conduzem D´Ambroso a defender uma “maior simetria nas relações entre o capital e o trabalho, consequentemente permitindo alcançar a prevalência do valor social do trabalho e a humanização das relações de trabalho”. 

Conforme ele, a conversa desta quinta-feira com os sindicalistas será uma oportunidade para defender a ideia de que o movimento sindical deve ser fortalecido de modo que o povo brasileiro evite a regressão severa dos direitos sociais e humanos. “É nesta linha que se pode preservar e valorizar a dignidade da pessoa humana trabalhadora, adotando uma ótica humanista das relações de trabalho e enaltecendo o valor social do trabalho como postulado da Constituição Federal”, enfatiza. 

Para o presidente da FETIESC, Idemar Antonio Martini, trata-se de uma “oportunidade para o movimento sindical construir elementos teóricos para revisar a reforma trabalhista de Temer e Bolsonaro e unificar forças para viabilizar um novo projeto que valorize o direito ao trabalho e o fortalecimento das entidades de base”.

Na manhã do mesmo dia, às 10 horas, será realizada a reunião presencial do coletivo das mulheres para avaliação e planejamento da Secretaria da Mulher da federação. As atividades serão conduzidas pelas diretoras Elfi Lemke e Stephania Frainer Furlani.

Para participar dos dois eventos basta confirmar a presença pelo e-mail imprensa@fetiesc.org.br

 

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc