Fetiesc

Sindicatos planejam campanha salarial unificada

Na manhã de ontem, quarta-feira (22), os sindicatos dos trabalhadores nas indústrias Têxtil, Vestuário, Couro e Calçado das cidades de Indaial, Massaranduba, Joinville, Pomerode e Timbó filiados a Fetiesc – Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catariana reuniram-se na sede da entidade para planejar a Campanha Salarial Unificada para o ano de 2015.

O Economista da Subseção do Dieese na Fetiesc, Mairon Edegar Brandes, explanou sobre a Conjuntura Econômica Brasileira e a situação da Indústria Têxtil e do Vestuário – Cenário Atual e Perspectivas. De acordo com dados levantados pelo Economista a indústria do vestuário é a 2ª maior empregadora dentre as de transformação no Brasil e a indústria têxtil é a 9ª. No Estado de Santa Catarina, a indústria do vestuário é a maior empregadora e a têxtil é a 3ª maior. O setor têxtil e vestuário é o maior empregador das categorias.

Ainda sobre o setor o balanço de negociações do Dieese (Brasil) revela melhores resultados nas negociações coletivas de trabalho no primeiro semestre. Na indústria, 92,9% das negociações tiveram aumento real nos salários e a média ficou em 1,55%. Para a categoria da indústria de fiação e tecelagem ficou em 1,31% e para o vestuário ficou em 1,14%. Na base da Fetiesc, neste período, 100% das negociações tiveram aumento real de salários. A média ficou em 1,65% com a categoria dos têxteis e vestuaristas obtendo reajuste real médio de 1,44%.

O Presidente da Fetiesc, Idemar Antônio Martini afirma que “é notável que a negociação coletiva seja a melhor estratégia para negociação de cláusulas sociais e aumento de salários para os trabalhadores e trabalhadoras, como podemos comprovar na pesquisa do Dieese”, e completa “a união torna o grupo mais forte e aumenta as chances de conquistar melhorias na hora de negociar”, destaca Martini.

1 2

webmaster

webmaster