Fetiesc

ANIVERSÁRIO: STIV completa 57 anos na defesa da classe trabalhadora

A entidade representa os interesses de aproximadamente 23 mil trabalhadores e trabalhadoras  do vestuário, fiação, tecelagem e artefatos de couro dos municípios  de Jaraguá do Sul, Corupá, Guaramirim, Massaranduba e Schroeder

Fundado no dia 19 de novembro de 1966, com a denominação de Associação Profissional dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Jaraguá do Sul, neste domingo (19/11) o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário, Fiação, Tecelagem e Artefatos de Couro de Jaraguá do Sul e Região (STIV) completou 57 anos.

Sob a liderança do presidente José Pedro Soares, o STIV representa os interesses de aproximadamente 23 mil trabalhadores e trabalhadoras  do vestuário, fiação, tecelagem e artefatos de couro dos municípios  de Jaraguá do Sul, Corupá, Guaramirim, Massaranduba e Schroeder; sendo que destes, 3.500 são sindicalizados.

Diariamente a entidade oferece atendimento aos seus associados nas questões trabalhistas e previdenciárias através de seus dirigentes liberados, funcionários e corpo jurídico que atende na sede própria. Oferece também aos associados e seus dependentes até 14 anos de idade, uma estrutura de atendimento médico e odontológico, além de uma vasta gama de convênios externos. Também mantém atendimento de clínico-geral, ginecologista, pediatras e dentistas, sempre mediante consulta pré-agendada pelos telefones do sindicato. Na sede própria do sindicato há também um salão de beleza com preços diferenciados para nossos trabalhadores associados e seus dependentes.

Numa breve retrospectiva destes 57 anos de luta, o presidente José Pedro Soares lembra que ao longo dos anos o STIV se tornou protagonista em Jaraguá do Sul e região na luta em defesa das mulheres,  que representam aproximadamente 80% de sua composição. Conforme ele “O STIV foi pioneiro na região na luta pela questão do fim da violência contra as mulheres e encabeçou diversos abaixo-assinados e marchas pelas ruas da cidade. A Delegacia da Mulher de Jaraguá do Sul e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher são  fruto desta luta encabeçada por nós”, relata.

Conforme ele, a história da entidade sindical é recheada de muitas lutas pelos direitos trabalhistas da classe trabalhadora e  também pela sua qualidade de vida como um todo. Nesta perspectiva é que o sindicato realizou várias campanhas de combate às drogas, preservação do meio-ambiente, inserção nas campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul e em outros tempos, realizamos o Natal da criança pobre nos mais diversos bairros, campanha permanente do Movida, atividades de lazer no Dia Internacional da Mulher, Festival de Prêmios para os associados/as, Encontro dos Aposentados/as e outros.

“Infelizmente, em função da drástica redução na arrecadação financeira dos sindicatos, muitas destas atividades não puderam mais ser realizadas, pois assim como a maioria das entidades sindicais, estamos num desafio diário para manter os atendimentos na sede”, acrescenta José Pedro.

Para o presidente do STIV os últimos anos têm sido os de maior desafio não somente para o sindicato, mas para todo o movimento sindical, devido a brusca redução na arrecadação financeira e pela campanha de desmonte dos sindicatos,  orquestrada pelos governos de Temer e Bolsonaro, que ainda repercute de sobremaneira na vida de muitos trabalhadores e trabalhadoras. Diante disso, o sindicato está empenhado em resgatar o seu protagonismo perante a categoria, e para tanto está reestruturando suas redes sociais e atualizando a sua forma de comunicação com a classe trabalhadora.

“A nossa luta diária tem sido pautada por fincar posição no sentido de fazer a classe trabalhadora entender a importância do sindicato na sua vida e mais uma vez, neste aniversário do STIV, estaremos lembrando a categoria  sobre a necessidade de nos mantermos unidos”, complementa o presidente.

Dentre as diversas conquistas a favor da classe trabalhadora, José Pedro Soares cita o fato de a Convenção Coletiva de Trabalho possuir várias cláusulas importantes para os trabalhadores e trabalhadoras como percentual de horas extras e adicional noturno diferenciado, assistência  farmacêutica, dispensa do cumprimento do aviso prévio, etc. “Constantemente temos realizado assembleias dentro das empresas nas mais diversas situações, o que nos possibilita um contato muito direto com a classe trabalhadora e aproveitamos essas oportunidades para falar da importância do sindicato e dos benefícios em ser associado ao STIV”, finaliza.

#STIV #aniversário #57anos #trabalhadores #trabalhadoras #classeTrabalhadora #vestuário #fiação #tecelagem #artefatosDeCouro #JaraguáDoSul #Corupá #Guaramirim #Massaranduba #Schroeder #luta #direitosTrabalhistas #qualidadeDeVida #reestruturação #comunicação #unidade #conquistas #cláusulasTrabalhistas #assembleias

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc