Fetiesc

ACORDO FECHADO: Trabalhadores da indústria plástica de SC garantem reajuste salarial e aumento real

O acordo proporciona um aumento real de 1,1%, considerando o INPC acumulado nos últimos 12 meses

Clique aqui para seguir o canal do ‘Fetiesc Informa’ no WhatsApp

Uma nova rodada de negociações entre a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Santa Catarina (FETIESC) e o Sindicato da Indústria Material Plástico no Estado de Santa Catarina (SIMPESC) foi realizada na tarde desta segunda-feira (20/05). O encontro teve como objetivo chegar a um consenso para a categoria dos sindicatos dos plásticos unificados, associados à federação.

Após consulta às bases, os dirigentes sindicais aceitaram a proposta do setor patronal, encerrando as negociações com um acordo que garante um reajuste salarial de 4,5% e um aumento do piso salarial em 4,8%, estipulado agora em R$ 2.024. O acordo proporciona um aumento real de 1,1%, considerando o INPC acumulado no ano, que foi de 3,40%. Diferentemente dos anos anteriores, a partir de agora o piso salarial passa a ser único para toda a categoria, excluindo o valor diferenciado que era pago no período de experiência (45 dias).

O acordo beneficia os trabalhadores representados pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas, Plásticas, Borracha, Papelão e Isopor de Jaraguá do Sul, Corupá, Guaramirim, Massaranduba e Schroeder (SINTIQUIP), representado na reunião pelo seu presidente João Brasil; o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Papel, Papelão, Cortiça, Distribuidoras de Papel de Higiene e Limpeza, Indústrias Químicas, Material Plástico e Artefatos de Borracha de Rio Negrinho e região (SINTIPAR), representado na ocasião pela sua presidente Cintia Ronska; e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e de Plásticos de Pomerode, Blumenau, Gaspar, Indaial e Timbó (SINDPLAS), representado pelo seu presidente Raul Rohling.

O assessor jurídico da FETIESC, André Bevilaqua, que participou ativamente das três rodadas de negociação com o sindicato patronal, avaliou o fechamento do acordo como positivo. Ele destacou que, embora não tenham sido alcançadas conquistas significativas para a categoria em meio à instabilidade do setor devido aos eventos que acometem o Rio Grande do Sul, garantiu-se um aumento real que oferece aos trabalhadores e trabalhadoras um incremento no poder de compra e a redução do endividamento.

Por sua vez, o presidente da FETIESC, Idemar Antonio Martini, destacou a relevância da negociação para os trabalhadores e trabalhadoras da categoria de plásticos, uma vez que o acordo alcançado assegura melhorias nas condições salariais e reforça a unidade sindical. Além disso, ele ressaltou que o aumento real de 1,1% representa um avanço no poder de compra, fundamental para enfrentar as pressões inflacionárias e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, destacando que a luta coletiva é capaz de trazer benefícios para toda a categoria.

#NegociaçãoPlásticosSC #LutaSindical #FETIESC #SIMPESC #TrabalhoSC #CondiçõesLaborais #DireitosTrabalhistas #SindicatosSC #ConsensoSindical

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc

1 comentário

  • Não vejo como um aumento significativo tendo em vista o alto custo de vida e muitas empresas nem se quer tem um beneficio que atraia realmente um colaborador tenho visto muitas empresas oferecer VT e uniforme como “BENEFICIO” e isso è preocupante pois assim as empresas enfrentam uma dificuldade em encontrar candidatos as vagas disponíveis. Na empresa em qual trabalho sendo do seguimento plásticos tenho acompanhado a dificuldade que a empresa enfrenta para encontrar colaboradores! a rotatividade tem sido enorme além da má fama que acaba gerando onde ninguém quer trabalhar !! imaginem os senhores a situação que muitas empresas irão ficar sem ter quem queira trabalhar nelas !! uma região onde existem muitas empresas e com muitas oportunidades em variados ramos e empresas com benefícios que por menores que sejam chamam mais a atenção do que a indústria de plásticos que em sua maioria de atrativo não tem nada nem se quer um vale alimentação com um valor baixo pra iludir o candidato já que as empresas aliviam os impostos sobre a folha de pagamento quando tem esse beneficio de alimentação