Fetiesc

FORMAÇÃO: Dirigentes sindicais se reúnem para repensar as estratégias das negociações coletivas de trabalho

O seminário segue durante toda essa quarta-feira e culmina com as apresentações das propostas definidas pelos grupos de trabalho

Clique aqui para seguir o canal do ‘Fetiesc Informa’ no WhatsApp

Acompanhado pelo Secretário Jurídico e de Negociações Coletivas, Altair Stofela, o presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Santa Catarina (FETIESC), Idemar Antonio Martini, na manhã desta quarta-feira (19/06), deu início ao seminário sobre negociação coletiva de trabalho. 

O evento reúne, durante todo o dia, dezenas de dirigentes sindicais da indústria catarinense associados à federação e, conforme Martini, foi idealizado com o propósito de se repensar sobre a importância da negociação coletiva de trabalho, discutindo-se alternativas e desenvolver uma nova metodologia capaz de melhorar esse processo a favor da classe trabalhadora. 

Por sua vez, o secretário Altair Stofela, parabenizou a iniciativa da federação em realizar esse seminário, uma vez que, conforme ele, a negociação coletiva é o carro chefe e mola propulsora do movimento sindical.

“O trabalhador espera pela negociação durante todo o ano. Com este evento vamos tentar nos reinventar em como negociar daqui para a frente. Temos que fazer algo diferente e por isso a relevância deste encontro para pensarmos coletivamente e trabalharmos em conjunto”, avaliou.

Altair Stofela, Secretário Jurídico e de Negociações Coletivas da FETIESC

Durante a abertura do seminário, o assessor jurídico da FETIESC, André Bevilaqua, foi mais um a destacar a importância de o grupo debater estratégias e soluções para melhorar e avançar nas negociações coletivas de trabalho. “Antes o trabalhador esperava mais a data-base do que o próprio aniversário, para saber as conquistas que a negociação tinha trazido para eles. Com o passar dos anos essa procura diminui, uma vez que a negociação deixou de ser protagonista na vida do trabalhador”, relatou Bevilaqua ao destacar que a negociação coletiva é um processo de construção constante e, por conseguinte, o movimento sindical é essencialmente uma luta coletiva, ou seja, apenas pela união é que a classe trabalhadora se fortalece. 

O seminário segue durante toda essa quarta-feira e culmina com as apresentações das propostas definidas pelos três grupos de trabalho e pela interação coletiva da plenária com as metas a serem implementadas na base da FETIESC. Participam da organização do seminário o também assessor jurídico da federação, Jairo Leandro Rodrigues e o assessor de formação sindical, professor Sabino Bussanello. 

#NegociaçãoColetiva #SeminárioFETIESC #MovimentoSindical #TrabalhoEmConjunto #FortalecendoATrabalhadores #EstratégiasSindicais #ConstruindoJuntos #AvançosTrabalhistas #UniãoNaNegociação #InovaçãoSindical

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc

Adicionar comentário