Fetiesc

ELEIÇÕES 2024: Dirigentes sindicais avaliam os resultados das urnas

Neste ano, 11 candidatos ao cargo de vereador e vereadora e um candidato como vice-prefeito, ligados à FETIESC, disputaram as eleições

Clique aqui para seguir o canal do ‘Fetiesc Informa’ no WhatsApp

O presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Santa Catarina (FETIESC) participou, na manhã desta quinta-feira (24/10), da reunião do Departamento Têxtil que aconteceu em Itapema, reunindo dirigentes sindicais do setor.

Além dos preparativos do grupo para participação da 16ª edição Fórum Sindical Sul (FSS) que acontece entre 4 e 6 de novembro, no município de Nova Petrópolis (RS), o grupo aproveitou a reunião para fazer uma análise dos resultados do primeiro turno das eleições municipais de 2024, sendo que para tanto o professor Sabino Bussanello, assessor de formação sindical da FETIESC,apresentou e suscitou algumas reflexões diante os números expressos pelas urnas.  

Conforme Bussanello, agremiações de centro-direita como PSD, PL, PP, MDB, Republicanos e União Brasil conquistaram quase 4 mil prefeituras brasileiras, sagrando-se como a força política vencedora do processo eleitoral de 2024, camuflados com a roupagem da renovação e moderação e com a pauta moral de costumes, em defesa do neoliberalismo.

“O primeiro turno das eleições municipais comprovou que ainda não superamos 2016, quando a onda do lavajatismo e antipetismo derrubaram Dilma e tiraram a extrema-direita dos subterrâneos da política”, avalia o professor ao também denunciar o atual estado de parlamentarismo orçamentário ditado pelo “centrão”, que acabou por turbinar as candidaturas vitoriosas. 

Quanto ao papel das esquerdas diante esses resultados, Bussanello avalia ser necessário repensar a prática histórica, conectar-se com pautas reais e compreender a nova roupagem da direita de modo a desestruturar os pilares do rentismo improdutivo que estão dando a dinâmica para o governo do Presidente Lula. 

Quanto às tarefas sindicais neste contexto, Bussanello chama a atenção dos dirigentes para lutar pela sobrevivência financeira dos sindicatos, organizar a base, criar raiz, referência; formar novos quadros, politizar; unificar as lutas e ações; reconquistar os direitos trabalhistas; defender a proteção ambiental e praticar a solidariedade de classe. 

Neste ano, 11 candidatos ao cargo de vereador e vereadora e um candidato como vice-prefeito, ligados à FETIESC, disputaram as eleições. Destes, dois foram eleitos para as Câmaras de Vereadores: Jean Dalmolin, em Brusque (SC); e João Caldas, em Guaíba (RS).  “Isto demonstra a assertiva estratégia da FETIESC em estimular a participação ativa de representantes sindicais nos espaços da política na sociedade”, avalia Martini.

#EleiçõesMunicipais2024 #FórumSindicalSul #FETIESCReuniãoTêxtil #AnálisePolíticaSC #ResistênciaSindical

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc

Adicionar comentário