Os quatro intercambistas argentinos tiveram a oportunidade de conhecer de perto as instalações da Diklatex e da Döhler S.A, em Joinville
Clique aqui para seguir o canal do ‘Fetiesc Informa’ no WhatsApp
A parceria internacional entre a Federación Argentina de Trabajadores de la Industria del Cuero y Afines (FATICA) e a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Santa Catarina (FETIESC) culminou nesta quarta e quinta-feira, 07 e 08 de maio, com visitas técnicas às renomadas indústrias têxteis Diklatex e Döhler S.A. Localizadas em Joinville, a Diklatex é conhecida por sua especialização em tecidos derivados de fibras sintéticas, com um portfólio que inclui poliamida, poliéster, poliamida biodegradável, poliéster reciclado e elastano.
Já a Döhler S.A é uma gigante do setor têxtil com um parque fabril de 225 mil m² e uma produção diária de 858 milhões de metros de fios, o que corresponde a uma produção mensal de 1400 toneladas de tecidos que são exportados para mais de 20 países. A empresa também é reconhecida como uma das companhias mais sustentáveis e responsáveis da América Latina, mantendo uma reserva arborizada de 425 mil m².
Na quarta-feira pela manhã, eles conversaram com os dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação, Malharia, Tinturaria, Tecelagem e Assemelhados de Joinville (SINDITEX), representado pelo seu presidente Gerson Cipriano, com quem trocaram experiências.
Já à tarde tiveram a oportunidade de conhecer de perto as instalações da Diklatex, uma gigante brasileira com 44 anos de experiência no mercado têxtil. A empresa se destaca não apenas pela qualidade de seus produtos, que equipam uniformes de futebol com tecidos de poliéster reciclado, mas também pelo seu compromisso com a sustentabilidade. A Diklatex se orgulha de ter 25% de sua produção baseada em materiais e processos sustentáveis, transformando resíduos em recursos. Um exemplo disso é a reciclagem de garrafas PET, onde cada quilo de fio de poliéster reciclado representa a recuperação de aproximadamente 60 garrafas de 500ml que, de outra forma, estariam poluindo o meio ambiente.
Na quinta-feira as visitas se concentraram no parque fabril da Döhler S.A.
Este intercâmbio é mais do que uma simples troca cultural; ele representa uma valiosa oportunidade para que profissionais de ambos os países compartilhem conhecimentos e experiências no âmbito industrial e sindical. “Estamos muito satisfeitos com o andamento do programa. A cada ano, fortalecemos os laços e aprendemos uns com os outros, o que é essencial para o crescimento do nosso setor”, afirmou o presidente da FETIESC, Idemar Antonio Martini.
O programa de intercâmbio profissional entre a FATICA e a FETIESC está em sua segunda edição consecutiva. Como parte do cronograma, ainda neste mês de maio, cinco brasileiros embarcarão para Buenos Aires para dar continuidade às atividades do intercâmbio, garantindo uma via de mão dupla no compartilhamento de inovações e práticas sustentáveis.
#FETIESC #FATICA #BuenosAires #Argentina #Brasil #Intercâmbio #DIKLATEX #Joinville
Adicionar comentário