Fetiesc

FETIESC faz balanço de 2025 e projeta agenda intensa de lutas e mobilizações para 2026

Reunião da diretoria e do colegiado de delegados reuniu dirigentes de todo o Estado e reforçou o protagonismo sindical da Federação

Clique aqui para seguir o canal do ‘Fetiesc Informa’ no WhatsApp

A última reunião ordinária do ano da Diretoria e do Colegiado de Delegados da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Santa Catarina (FETIESC) foi realizada na sexta-feira, 12 de dezembro, na sede da entidade, em Itapema. O encontro reuniu dezenas de dirigentes e diretores sindicais de todas as regiões do Estado para avaliar as ações desenvolvidas ao longo de 2025 e iniciar o planejamento estratégico para 2026.

Durante a reunião, foi apresentada uma retrospectiva das principais ações da FETIESC no ano, evidenciando a ampla atuação da Federação na defesa dos direitos da classe trabalhadora. Ao longo de 2025, a entidade participou de 33 negociações coletivas, que resultaram na assinatura de Convenções Coletivas de Trabalho, além de prestar assessoramento a oito eleições sindicais.

No total, a FETIESC realizou 288 ações, entre eventos, mobilizações, formações e atividades institucionais, que impactaram aproximadamente 7 mil trabalhadores e trabalhadoras em Santa Catarina.

Agenda de 2026 terá novos eventos e iniciativas inéditas

Para 2026, a Federação projeta a continuidade de ações e eventos já consolidados no calendário sindical catarinense. Estão confirmados o 24º Encontro Estadual da Mulher Trabalhadora, no dia 8 de março; o Movimento em Defesa da Saúde, Segurança e Qualidade de Vida da Classe Trabalhadora Catarinense (MOVIDA), em 28 de abril; e o 13º Encontro Estadual da Juventude Trabalhadora, marcado para 26 de setembro.

Além disso, a FETIESC irá promover encontros sobre comunicação sindical e liberdade de expressão, um seminário de negociação coletiva, cursos de formação de novos dirigentes sindicais e intercâmbios internacionais de trabalhadores com a Argentina.

De forma inédita, a entidade realizará o 1º Seminário de Sustentabilidade e Economia Solidária, em junho, e o 1º Encontro Estadual da Igualdade Racial e Diversidade no Trabalho, previsto para novembro, ampliando o debate sobre temas estratégicos para o presente e o futuro do mundo do trabalho.

Unidade da classe trabalhadora em ano eleitoral

Para o presidente da FETIESC, Idemar Antonio Martini, a agenda de 2026 reforça a importância da unidade da classe trabalhadora, especialmente por se tratar de um ano eleitoral.

“Será um ano repleto de expectativas e desafios. A classe trabalhadora precisa permanecer unida para evitar retrocessos e, de forma democrática, eleger mais representantes comprometidos com os interesses dos trabalhadores, tanto no Congresso Nacional quanto na Assembleia Legislativa de Santa Catarina”, afirmou.

Segundo Martini, o fortalecimento da representação política é fundamental para resgatar o protagonismo do movimento sindical na defesa e ampliação de direitos.

Formação sindical como eixo estratégico

O assessor de formação sindical da FETIESC, professor Sabino Bussanello, destacou o papel da Federação ao oferecer uma ampla programação de eventos, seminários e formações ao longo do próximo ano.

Para ele, a diversidade das atividades previstas consolida a FETIESC como uma referência na formação política e sindical, contribuindo diretamente para a qualificação da militância e o fortalecimento das entidades sindicais filiadas.

#FETIESC #73anos #SantaCatarina #TrabalhadoresDaIndústria #FormaçãoSindical #Calendário2026

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc

Adicionar comentário