Fetiesc

Em Itapema:  Centrais Sindicais de SC estabelecem pauta civilizatória unificada para 2026

Reunidas na sede da FETIESC, lideranças alinharam agenda de lutas, ações políticas e mobilizações em defesa da classe trabalhadora catarinense

📲 Clique aqui e siga o canal do FETIESC Informa no WhatsApp para acompanhar as ações e atividades da federação.

Líderes de cinco das seis centrais sindicais de Santa Catarina estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (05), em Itapema, para uma reunião estratégica de alinhamento político e unificação da agenda de lutas e eventos para o ano. O encontro aconteceu na sede da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina (FETIESC) e marcou o início de uma articulação ampla em torno de pautas consideradas civilizatórias para a classe trabalhadora.

Participaram da reunião dirigentes da Força Sindical, CUT-SC, CTB-SC, Intersindical e NCST-SC. Entre as definições centrais do encontro está o compromisso conjunto de atuar para eleger o maior número possível de deputados estaduais e federais, senadores e um governador comprometidos com os interesses dos trabalhadores, além da defesa da reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

As centrais também unificaram um conjunto de pautas prioritárias para 2026. Entre elas estão a manutenção da luta pela redução da jornada de trabalho sem redução salarial e o fim da escala 6×1; o enfrentamento à violência contra as mulheres — com especial atenção ao fato de Santa Catarina liderar o ranking nacional de feminicídios — e a necessidade de esclarecer a classe trabalhadora sobre a conquista da isenção do Imposto de Renda, cujos benefícios já começam a ser percebidos pelos trabalhadores a partir deste mês.

Outro ponto de consenso foi a importância de unificar essas pautas com outros movimentos sociais do Estado, ampliando o diálogo e fortalecendo a mobilização social em torno de direitos, dignidade e justiça social.

Nesse contexto, as centrais sindicais também decidiram organizar uma delegação catarinense para participar da Marcha a Brasília, prevista para abril, com foco no fim da escala 6×1 e na defesa da revogação da Reforma Trabalhista de 2017, considerada pelas entidades como um dos maiores retrocessos nos direitos da classe trabalhadora brasileira.

Para o presidente da FETIESC, Idemar Martini, o encontro representa um marco político importante. “Esse é o início da construção de uma agenda unificada para o ano, convocando nossas bases para as pautas principais e para uma atuação firme no processo eleitoral de outubro. Trabalhador tem que votar em trabalhador. Precisamos eleger as pessoas certas, porque hoje a representação da classe trabalhadora é pífia”, afirmou.

A reunião reforça o papel da FETIESC como espaço de articulação política e sindical e sinaliza um ano de intensificação das lutas, da mobilização social e da unidade em defesa dos direitos da classe trabalhadora catarinense.

#FETIESC #UnidadeSindical #ClasseTrabalhadora #Direitos #FimDaEscala6x1 #ReduçãoDaJornada #TrabalhadorVotaEmTrabalhador #SantaCatarina

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc

Adicionar comentário