Fetiesc

FETIESC participa de reunião estratégica com DIEESE e Centrais Sindicais para ampliar direitos dos trabalhadores

Junto com outras entidades sindicais, nossa federação está empenhada em garantir que essas propostas sejam ouvidas e consideradas pelos parlamentares, promovendo um desenvolvimento justo e equilibrado para o Brasil

Clique aqui para seguir o canal do ‘Fetiesc Informa’ no WhatsApp

O Secretário-Geral da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Santa Catarina (FETIESC), Ednaldo Pedro Antonio, participou, nesta terça-feira, dia 5 de agosto, de uma reunião organizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) com representantes das Centrais Sindicais de Santa Catarina. O encontro teve como objetivo a elaboração de um documento de referência para o diálogo com parlamentares e trabalhadores, focando na ampliação dos direitos da classe trabalhadora.

Na parte inicial do documento, foram destacados os avanços conquistados pelo movimento sindical no último período, tanto em âmbito nacional quanto estadual. Em Santa Catarina, por exemplo, o Piso Salarial Estadual apresentou um aumento real de 25,3% entre 2010 e 2025, superando o Salário Mínimo Nacional. Em 2024, 85,8% dos 1.504 acordos firmados pelos sindicatos garantiram aumentos reais de salários, além de outras cláusulas econômicas e sociais benéficas aos trabalhadores.

Em nível federal, desde 2023, várias propostas da Pauta da Classe Trabalhadora, elaborada pelas Centrais Sindicais, foram encaminhadas pelo Governo Federal, incluindo a retomada da política de valorização do salário mínimo e a igualdade salarial entre mulheres e homens.

Contudo, ainda há desafios a serem superados. As centrais sindicais destacaram propostas prioritárias para 2025, tais como:

– Aprovação da reforma tributária focada na progressividade dos impostos sobre renda e patrimônio, com aumento da tributação sobre grandes heranças, riquezas, lucros e dividendos, conforme o PL 1087/2025.

– Redução da jornada de trabalho sem redução de salário e com controle das horas extras, eliminando formas precárias de flexibilização. Propostas como a PEC 08/2025 e o PL 1105/2023 estão em tramitação no Congresso Nacional.

– Aprovação do Projeto de Valorização da Negociação Coletiva no setor privado e público, incentivando negociações coletivas e regulamentando-as para o setor público, garantindo direitos trabalhistas e assegurando o direito à greve.

– Aprovação do PLC 12/2024, que regulamenta os direitos trabalhistas, previdenciários e sindicais dos trabalhadores mediados por plataformas no transporte de pessoas.

A participação de Ednaldo Pedro Antonio reforça o compromisso da FETIESC em estar alinhada com as demandas e lutas das centrais sindicais, buscando sempre o melhor para os trabalhadores catarinenses.

#FETIESCemAção #DireitosTrabalhistasSC #ReformaTributáriaJusta #ReduçãoJornadaTrabalho #ValorizaçãoNegociaçãoColetiva

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc

Adicionar comentário