A primeira rodada de negociação com o setor patronal já está definida: será no dia 15 de dezembro, às 14h, na FIESC.
Clique aqui para seguir o canal do ‘Fetiesc Informa’ no WhatsApp
Créditos: Pricila Baade
As centrais sindicais e entidades representantes dos trabalhadores de Santa Catarina entregaram, nesta sexta-feira (14), a pauta de reivindicação para o reajuste do Piso Salarial Estadual de 2026. A entrega foi feita diretamente ao presidente da FIESC, Gilberto Seleme, durante a Assembleia Geral Ordinária do Conselho de Representantes da entidade patronal.
A proposta apresentada pelos trabalhadores reivindica a reposição integral do INPC acumulado em 2025, acrescida de 5% de aumento real, com vigência a partir de 1º de janeiro de 2026. A pauta foi construída de forma unificada pelas centrais e se fundamenta no cenário de crescimento econômico de Santa Catarina, que contrasta com a baixa remuneração em diversas atividades que dependem do Piso Estadual para garantir salários minimamente dignos.
A primeira rodada de negociação com o setor patronal já está definida: será no dia 15 de dezembro, às 14h, na FIESC.
Durante a entrega, o coordenador da comissão dos trabalhadores e coordenador sindical do DIEESE, Ivo Castanheira, destacou a relevância estratégica da negociação para o estado “É o processo mais importante que existe entre capital e trabalho em Santa Catarina. Apenas cinco estados no país têm uma política de negociação do piso salarial estadual. Aqui, o piso se tornou referência para os salários de todo o estado, a referência já não é mais o salário mínimo nacional, e sim o nosso piso estadual”, afirmou.
Castanheira reforçou ainda a expectativa positiva em relação à nova presidência da FIESC “Esperamos que a nova direção mantenha a mesma política de negociação que temos desde 2011. Nunca foi uma negociação fácil, mas sempre conduzida com muito respeito e em um nível elevado de discussão.”























Adicionar comentário