O evento foi realizado na sede do Sintrivest e reuniu dirigentes de diversos sindicatos que compõem o Fórum Sindical.
Clique aqui para seguir o canal do ‘Fetiesc Informa’ no WhatsApp
O assessor jurídico da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina (FETIESC),Jairo Leandro Rodrigues, participou nesta segunda-feira, 14 de julho, do painel promovido pelo Fórum de Entidades Sindicais de Trabalhadores de Brusque e Região. O tema central foi a recente atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que passou a reconhecer a saúde mental como parte essencial do gerenciamento de riscos ocupacionais.
Na prática, isso significa que transtornos como ansiedade, depressão, estresse, metas abusivas e assédio moral agora são considerados riscos ocupacionais que devem ser identificados, prevenidos e combatidos pelas empresas — com o mesmo grau de responsabilidade exigido para riscos físicos ou químicos.
“Se nós não tomarmos pulso disso agora, a situação pode se tornar incontrolável”, alertou Jairo Rodrigues.
O alerta não é exagero: em 2024, mais de 472 mil afastamentos no Brasil foram motivados por transtornos relacionados à saúde mental. Os dados confirmam o que os sindicatos vêm denunciando há anos — os ambientes de trabalho, especialmente nas indústrias, têm adoecido a classe trabalhadora.
O evento foi realizado na sede do Sintrivest e reuniu dirigentes de diversos sindicatos que compõem o Fórum Sindical.
#SaúdeMentalNoTrabalho #FetiescNaLuta #DireitosDosTrabalhadores #TrabalhoComDignidade #SindicatoÉPraLutar
Adicionar comentário