Entidades associadas à FETIESC foram convocadas para estabelecer a pauta de principais reivindicações deste ano
📲 Clique aqui e siga o canal do FETIESC Informa no WhatsApp para acompanhar as ações e atividades da federação.
Dirigentes sindicais de entidades filiadas à Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina (FETIESC) se reuniram na manhã desta terça-feira, 27 de janeiro, em Brusque, para construir coletivamente o planejamento sindical de 2026. O encontro ocorreu na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação, Malharia, Tinturaria, Tecelagem e Assemelhados de Brusque (SINTRAFITE) e teve como objetivo central estabelecer a pauta das principais atividades e lutas que nortearão a atuação da federação e dos sindicatos ao longo do próximo ano.
Ao final do seminário, foram definidas como prioridades estratégicas o combate à violência contra a mulher catarinense; a redução da jornada de trabalho, com o fim da escala seis por um; o enfrentamento às doenças psicológicas provocadas pelo ambiente de trabalho; e a articulação para a eleição de candidaturas comprometidas com a defesa dos direitos e interesses da classe trabalhadora.
A construção coletiva das diretrizes foi convocada pelo presidente da FETIESC, Idemar Antonio Martini, que destacou a importância de os sindicatos associados se reconhecerem como corresponsáveis e coautores das ações planejadas. Segundo ele, a unidade do movimento sindical laboral é fundamental para que o projeto político e social defendido pela federação alcance resultados concretos. “É preciso que cada sindicato se sinta parte desse processo, para que a unicidade do movimento sindical fortaleça a luta da classe trabalhadora”, ressaltou.
Dentro desse contexto, a federação também pretende intensificar a organização política da base. Estão previstas reuniões regionais para dialogar e dar apoio a candidaturas de partidos de esquerda comprometidas com a pauta dos trabalhadores. A proposta, conforme foi debatido no encontro, é “apontar caminhos de pessoas que estejam ao lado da classe trabalhadora”, ampliando a consciência política em um ano decisivo para o país.
Além das ações políticas e reivindicatórias, o planejamento de 2026 prevê a manutenção de atividades tradicionais da FETIESC, como o Encontro da Mulher Trabalhadora, em março, e o Encontro da Juventude Trabalhadora, em setembro. O calendário também traz novidades, como a realização do 1º Seminário de Sustentabilidade e Economia Solidária, em junho, e do 1º Seminário Estadual da Igualdade Racial e Diversidade no Trabalho, previsto para novembro.
As atividades da Escola de Formação Sindical da FETIESC terão início já no mês de fevereiro. No dia 25, será realizado o Encontro de Comunicação e Liberdade de Expressão, com a participação do jornalista Joel Minusculi. No dia seguinte, 26 de fevereiro, ocorre o Seminário de Negociação Coletiva, que contará com contribuições dos advogados Sandro Lunardi e André Passos, além da economista Crystiane Peres, do Dieese. O assessor jurídico da FETIESC, André Bevilaqua, ressalta a importância da participação de todos os partícipes nas negociações coletivas dos sindicatos, desde dirigentes, assessores e comissões de fábrica para possibilitar profunda troca de experiências nos processos negociais.
Para o professor Sabino Bussanello, a formação sindical é um eixo central da estratégia da federação. Segundo ele, a FETIESC aposta na formação crítica de sua base para que os trabalhadores tenham condições de compreender o cenário político e social e, de forma consciente, eleger representantes comprometidos com a classe trabalhadora. “A formação é essencial para que possamos apontar caminhos e fortalecer um projeto de sociedade mais justo”, afirmou.
Nesse sentido, Bussanello também destacou que, ao longo de 2026, a federação promoverá reuniões regionais com diretores de todos os sindicatos associados. O objetivo é ouvir o que a base pensa sobre a realidade do trabalhador e sobre a situação política do país. “Por isso, a importância de escolher representantes que acolham as demandas da classe trabalhadora, finaliza.
#FETIESC #MovimentoSindical #SindicatoForte #UnidadeSindical
Acesse o Calendário 2026 da FETIESC


















Adicionar comentário