Fetiesc

FETIESC participa de Encontro Regional da CNTI-Sul com foco nos desafios do sindicalismo e na defesa dos trabalhadores

Entre os encaminhamentos definidos durante a reunião está a participação de uma comitiva sindical em Brasília na próxima semana

📲 Clique aqui e siga o canal do FETIESC Informa no WhatsApp para acompanhar as ações e atividades da federação

O presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina (FETIESC), Idemar Antonio Martini, participou nesta quinta-feira (25/06) do Encontro Regional da Conferência Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI-Sul), realizado na sede da Federação dos Trabalhadores no Comércio do Estado do Rio Grande do Sul (FETICOM), em Porto Alegre (RS).

O encontro reuniu dirigentes e lideranças sindicais dos três estados da Região Sul — Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul — para uma ampla análise da conjuntura nacional e dos desafios enfrentados pelo movimento sindical na atualidade.

Conduzido pelo presidente da CNTI, José Reginaldo, o evento teve como principal objetivo promover o debate entre representantes sindicais, fortalecendo a organização coletiva da classe trabalhadora e construindo estratégias para enfrentar os desafios políticos, econômicos e sociais que impactam diretamente a vida dos trabalhadores e trabalhadoras da indústria.

Também participou da atividade a presidenta da Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), Sônia Zeferino, que destacou a importância da unidade entre as entidades sindicais na defesa dos direitos trabalhistas e na construção de uma agenda comum em favor da classe trabalhadora.

A organização do encontro esteve sob responsabilidade de João Nadir Pires, Secretário Regional da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), que ressaltou o compromisso da entidade com o fortalecimento do sindicalismo laboral, a valorização das representações dos trabalhadores e a elaboração de pautas voltadas à melhoria das condições de trabalho e de vida.

Entre os encaminhamentos definidos durante a reunião está a participação de uma comitiva sindical em Brasília na próxima semana, onde os representantes acompanharão a audiência pública no Senado Federal que irá debater o fim da escala de trabalho 6×1 e a redução da jornada de trabalho sem redução salarial.

Para o presidente da FETIESC, Idemar Antonio Martini, a mobilização sindical em torno desses temas representa um momento importante de reafirmação da luta histórica dos trabalhadores por melhores condições laborais.

“Debater a redução da jornada de trabalho e o fim da escala 6×1 é discutir qualidade de vida, saúde, valorização profissional e dignidade para milhões de trabalhadores brasileiros. O movimento sindical precisa estar presente nesses espaços de decisão, apresentando a realidade vivida pela classe trabalhadora e defendendo avanços que promovam justiça social”, destacou Martini.

Ainda segundo o dirigente, encontros regionais como o promovido pela CNTI-Sul são fundamentais para fortalecer a unidade das entidades sindicais e alinhar estratégias diante dos desafios contemporâneos.

“A defesa dos direitos dos trabalhadores exige organização, diálogo e participação. A união das federações e confederações fortalece nossa capacidade de construir propostas e ampliar a voz daqueles que representam a força produtiva do país”, afirmou.

Imprensa Fetiesc

Imprensa Fetiesc

Adicionar comentário